"Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. [...] Se alguém afirmar "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também a seu irmão."
1 João 4:12,20,21
Amar é muito mais difícil do que falamos ou imaginamos. Depois desta semana de post's ( releia-os se puder ) ficou um pouco mais evidente, algumas das prováveis e inevitáveis dificuldades que vamos enfrentar para praticar o amor. O amor não é o grande mandamento citado e enfatizado no novo testamento por coincidência ou impensadamente. Deus sabe que esse é o ponto em que vamos errar por muitas vezes, o ponto em que o egoísmo e o orgulho estará, a todo momento, batendo de frente com esta decisão. Mas será que isso é tão difícil mesmo? "Amar" é mesmo um bicho de sete cabeças?
Se compreendermos que amor é uma escolha/atitude e não um sentimento que muitos confundem com "afeto" chegamos um pouco mais perto do amor que Deus quer de nós. Quando Jesus disse:"se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?" (Mateus 5:46), deixou bem claro que o amor que sai de nós ( que damos ) não deve ser como uma consequência/reação do amor que entra em nós ( que recebemos dos outros ). Por quê? Porque isso é apenas afeto, esse é o amor do mundo, é o famoso: " [...] Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo" (Mateus 5:43). Jesus, o que faremos então? "Ame e ore por aqueles que vos perseguem" (Mateus 5:44).
Essa é a vontade de Deus, e amar desta forma requer sacrifício. Em muitas das vezes em que fazemos a escolha de agir com amor, fazemos um sacrifício. Se alguém lhe trata com bondade e faz o bem a você, você não pode dizer que escolheu reagir com amor, uma vez que você já foi estimulado a isso. Mas se alguém ofende você, machuca, julga, ou seja, estimula você a ter todo o tipo de mágoa e ressentimento, e ainda assim você conseguir quebrar as barreiras do orgulho e agir com amor, você está fazendo a vontade de Deus. Deus permanece em você. "Vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." (Tiago 1:3-4). Assim, nos aperfeiçoamos no Amor do Pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário