quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Guerreiros da Oração

Leitura Bíblica: Efésios 6

A oração é o meio pelo qual o soldado de Cristo encontra apoio e o ânimo para enfrentar o inimigo, e nos manter na presença do Grande general, Deus. Não podemos enfrentar nenhuma batalha espiritual somente vestido com toda a armadura, pois sem o contato com a “base celeste” estaremos perdidos. Precisamos todos os dias invocar a presença do nosso Deus empregando todo tipo de oração para que Ele esteja ao nosso lado nos confrontos espirituais. Em resposta à nossa insistente oração ele se põe ao nosso lado para nos defender poderosamente. Portanto, “orai sem cessar” (I Ts 5:17).
A oração é sem dúvida uma das armas mais poderosa que um cristão possui. Quando nos munimos dela com sabedoria e prudência, sempre estaremos resguardados quanto às ameaças a espreita. Se todos os dias criarmos o hábito de nos prostrarmos ante a face de Deus, nos tornaremos gigantes espirituais. O nosso Arqui inimigo não nos resistirá, pois a oração é o meio pelo qual mantemos comunhão com Deus, o nosso Grande General. Mas estando em batalhas, mesmo equipados de toda armadura de Deus conforme se pode ler no capítulo 6 do livro de Efésios; devemos ter sempre cuidado com o “calcanhar de Aquiles”. 

Calcanhar de Aquiles? Mas o que é o calcanhar de Aquiles? 

Aquiles foi um soldado grego grande, forte e muito temido pelos inimigos em seu tempo. Ele era imbatível em qualquer confronto militar. E isso era devido a sua indumentária: capacete, luvas e proteção para o peito, pernas e braços – uma armadura completa que impossibilitava a qualquer dardo ou lança do inimigo penetrar-lhe o corpo. E sua fama era grande, principalmente entre os inimigos.
Certo dia, porém, um general inimigo percebeu um pequeno detalhe naquela armadura: Aquiles usava um calçado que lhe protegia muito bem a parte da frente dos pés, mas deixava expostos os calcanhares. Esse general, então, pensou consigo mesmo: “É por aí que vou...”
Esse comandante treinou seu exército para ferir os calcanhares de Aquiles. “Não deu outra”. Ele caiu, ferido por uma flecha, tornando-se presa fácil. Aquiles e o seu exército foram, então, derrotados. 
Ele tinha todas as partes do corpo protegida, menos uma: “o calcanhar”. Essa parte que parecia tão insignificante acabou se tornando o alvo do inimigo, ocasionando a derrota de Aquiles e de seu exército.
Aquiles cometeu o erro de deixar descoberto o seu calcanhar. Ele tinha uma indumentária completa, mas deixou os seus calcanhares descobertos. 

Será que você, mesmo sendo um jovem de oração, com toda armadura que encontramos descrita em Efésios 6, percebe qual área de sua vida que tem sido o seu “calcanhar de Aquiles” (está descoberta)? Através de que parte de sua vida o inimigo tem obtido vitória? 
Devemos orar e nos revestir em vigilância de toda armadura de Deus, para que o inimigo, não encontre em nós nenhuma brecha, nenhum “calcanhar” descoberto, nenhum “calcanhar de Aquiles”! Reflita e tente descobrir seu ponto fraco, ore sobre isso e mantenha sempre a vigilância necessária e a relação estreita com seu General, assim, não há batalha que não poderá ser vencida!

Adaptado de John Bunyan – O Peregrino

"Aquele que não ora não engana a Deus, engana a si mesmo". 
George Failing

Nenhum comentário:

Postar um comentário