sábado, 12 de novembro de 2011

Nossa provação diária

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." Tiago 1:2-4

Lembro-me da história de um certo seminarista: Após 1 ano de seminário disse ao seu líder como estava feliz, pois desde quando tomou a decisão de servir integralmente a Deus, nunca mais teve provações ou tribulações. O líder, pouco desconfiado, disse-lhe que por mais que isso pareça ser uma boa notícia, deveria ser encarado como alerta de que algo estava errado, que o inimigo talvez não o veja como uma real ameaça para que seja preciso tentá-lo. Leonard Ravenhill diz: "Se você não tem aflições neste mundo, está vivendo o evangelho errado". A Palavra de Deus não diz que nunca vamos ter dificuldades! Porém, Deus nos dá a orientação e o consolo que precisamos diante das dificuldades incessantes desta vida.
Então, como devemos encarar tais tribulações? Algumas das vezes que vamos ao médico, somos obrigados a tomar injeções, seja ela para a prevenção ou cura de alguma doença, para algumas pessoas estes momentos são dolorosos e outras têm horror às agulhas. No entanto, sabemos que aquele pequeno instante, é para o nosso próprio bem, que a dor logo vai passar e logo estaremos saudáveis e revigorantes. Da mesma forma, é importante que tenhamos sempre a consciência de que as dificuldades/tribulações/provações da vida não estão ali por acaso, que Deus continua do nosso lado em todos os momentos, que as lágrimas serão enxutas e seremos consolados, e que ainda por cima Deus está querendo fazer algo em você, falar com você, cumprir o propósito dEle para com você: "Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus, que para comigo cumpre o seu propósito." (Salmo 57:2).
Podemos crescer em variados aspectos enquanto passamos por diversas tribulações. Mas se puder resumir, de forma geral, o que Deus espera de nós em todos esses momentos, é que confiemos mais nEle. Tenho a impressão de que Deus sempre nos ensina a mesma lição ("confie em Mim, confie em Mim") através de lições diferentes, todas elas aprendidas também de formas diferentes. Em todos os momentos, Deus espera que nos aproximemos mais dEle, que nossa confiança, consolo e esperança esteja sempre e cada vez mais firmados na sua plenitude.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário