Leitura bíblica:
João 1:1-2:1
Versículo chave:
"Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões"
Colossenses 2:13
A salvação é um presente que Deus nos dá, garantindo-nos a vida eterna que havíamos perdido quando nos afastamos dele. É simplesmente maravilhoso alguém saber com certeza que, ao partir deste mundo, estará com Deus no céu por toda a eternidade. No entanto, a salvação envolve muito mais do que simplesmente nos assegurar um passaporte para o céu.
Na leitura de hoje, João fala sobre a vida eterna que nos foi dada por Jesus Cristo, a quem ele chama de "Palavra da Vida" (v 1.1). A vida eterna coloca-nos em comunhão com Deus o pPai, com seu Filho Jesus Cristo e também com o povo de Deus aqui na terra (v 3). A salvação também nos tira das trevas, levando-nos a andar na luz (v 6).
João reconhece que, mesmo sendo salvos, não temos condições de viver sempre sem pecar. Claro que o pecado não é uma rotina de viver sempre sem pecar. Claro que o pecado não é uma rotina na vida do cristão, porque ele é nascido de Deus e a semente divina permanece nele (1 João 3:9), mas como o vírus do pecado está em nós, vez por outra caímos (vs 8,10). No entanto, quando isso acontecer, temos um advogado que nos defende, Jesus Cristo, o justo. E se arrependidos admitirmos nossos pecados diante de Deus, ele nos perdoa e nos purifica outra vez (v. 9). Assim a comunhão é restabelecida e os laços são reatados.
O que João ensina a respeito da salvação é que a pessoa salva passa a viver uma nova vida. Ela tem agora uma nova relação, tanto na vertical, com Deus, como na horizontal, com seus irmãos na fé. O pecado interrompe a relação da pessoa com Deus e com seu próximo. Mas o salvo foi liberto do pecado, foi perdoado, e a relação foi refeita em Cristo.
É por isso que o apóstulo Paulo escreve em 2 Corínthios 5:17: "Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já se passaram; eis que surgiram coisas novas"
Ser salvo significa ser criado de novo
Nenhum comentário:
Postar um comentário