quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Deus se compromete a levar nossos cuidados

Leitura Bíblica:
Salmos 5
Versículo chave:
"Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado" (Sl 55.22).



A palavra hebraica traduzida por “cuidado”, neste versículo, pode ser traduzida por parte, cota. Qual é a sua cota da graça divina recebida hoje? O que a providência de Deus lhe trouxe? Em última instância, qualquer coisa recebida, mesmo as adversidades procedem do Senhor. Ele o dará por você. Este presente não tem o propósito de esmagá-lo ou arruiná-lo. Tem o propósito de provar sua confiança em Deus para carregar sua vida por você.
Veja no profeta Isaías um exemplo. A missão que o Senhor deu ao profeta Isaías foi reativa e, também, proativa. Uma de suas responsabilidades foi a de denunciar o modo vergonhoso com que o povo se afastou de Deus.
Foi Isaías, um profeta messiânico, o que mais citou profecias sobre a vinda do Cristo, e trouxe ao povo mensagens de paz e de misericórdia, contidos no final do livro, para restaurar e fortalecer todos os que se voltam para Ele.
Isaías, confiou no Pai e entregou a Ele seus medos e preocupações acerca da missão recebida. Neste livro também podemos enxergar quão maravilhosas são as bênçãos divinas. Veja o versículo 31 do capítulo 40:
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão como asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.
O profeta usou o símbolo da águia. No imaginário bíblico, a águia simboliza vigor, resistência, autorenovação. Nós, como crentes em Cristo, recebemos a mesma garantia dada ao povo de Israel, que mesmo que a missão seja difícil estaremos sempre aos cuidados do Pai, não nos cansaremos. Como é que Deus nos sustenta? Um dia de cada vez.
Temos um Senhor que nos adverte e disciplina, quando caímos em armadilhas, e que continua fazendo isto mesmo se nos afastamos dEle. Porém Ele é, além de poderoso, é amoroso, e que nos perdoa quando nos arrependemos, e nos restaura quando abrimos nossa vida para a Sua livre atuação.
Pense desta forma: às vezes Deus acalma a tempestade, outras vezes Ele deixa a tempestade prosseguir e nos acalma. Um problema difícil não é sinal de derrota. Podemos transformá-lo em vitória, através da fé: “esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (I Jo 5:4).
De um jeito ou de outro, Ele nos sustenta e nos leva a atravessar. Sempre temos uma escolha: ou entregamos o fardo de cuidar-nos a Deus ou tentamos carregá-lo sozinhos: "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará" (Sl 37:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário