segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Diga fora à idolatria

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
Mateus 6:19-21



Embora devamos refletir em todos os momentos de nossas vidas, o início de ano parece ser mesmo uma boa ocasião de uma avaliação geral de nossas vidas, sobretudo, das prioridades (tesouro) que estabelecemos em nossos corações. Então,  qual é a sua prioridade neste ano de 2012 que acabou de começar? Este ano você almeja crescer em sua carreira, ter um corpo em forma, ganhar dinheiro, comprar um carro, uma casa, investir nos relacionamentos, ir para a África semear a palavra de Deus, construir um orfanato, acabar com a fome, mudar o mundo? Qual a ordem de prioridade destas coisas?
Veja, não há nada de errado querer prosperar na carreira, desfrutar do dinheiro, é bom possuir um corpo saudável, e quem dera que alguém pudesse acabar com a fome, dar um lar para as crianças abandonadas e depois mudar o mundo! Mas se você está almejando uma destas coisas na sua vida, avalie qual a proporção da importância que elas ocupam no seu coração. Tomemos cuidado para que elas não tornem um ídolo em nossos corações. Timothy Keller diz: "Achamos que ídolos são coisas ruins, mas isso quase nunca é verdade [...] Qualquer coisa pode servir como um falso deus, especialmente as melhores coisas da vida". Estas coisas se tornam um falso deus para nós quando almejamo-as e esperamos estar completos, satisfeitos e plenos nelas, uma grande mentira que jamais vai acontecer. Um falso deus sempre vai nos decepcionar e nos deixar frustrados, uma vez que Deus nos criou para sermos dEle, só podemos estar plenos e em paz quando Deus está nos completando.
Podemos fazer 3 perguntas para nós mesmos a fim de descobrir o falso deus que existe dentro de nós: 


- Existem outros deuses em sua vida, além do único Deus vivo e verdadeiro?
Uma pergunta simples de auto-avaliação que podemos fazer diretamente para nós. Por sua simplicidade, a menos que você conheço bem o seu coração, será difícil desmascarar o seu ídolo. 

2 - Existe algo, em sua vida neste momento, de que você precisa, mais que a Deus, para se sentir seguro, realizado e feliz? 
Uma pergunta mais profunda que investiga, de uma forma mais emocional, o que não está agradando a Deus no seu coração. Nosso coração busca consolo e descanso aonde ou em quem? Em Deus?

3 - Em que medida, Deus e o seu Reino estão incluídos nos seus projetos de vida?
É a parte mais prática desta investigação. Avalie sua agenda, seus compromissos, seus relacionamentos, o seu compromisso com a igreja, sobretudo, avalie qual o seu grau de comprometimento com estas coisas.

Podemos não "prestar um culto" a outros deuses como lemos em diversas histórias da bíblia. Mas em nossas práticas fazemos um verdadeiro sacríficio ao dinheiro, amor etc... E construímos verdadeiros altares idólatras em nossos corações. Se almejamos algo este ano, que seja pôr Deus em primeiro lugar em todas as situações de nossas vidas. Que não busquemos a Deus apenas pelo pão que ele pode nós dá. Que Ele seja o nosso início, meio e fim. Almejemos que Deus seja o nosso único Deus, o único a quem prestamos culto, e o único em quem temos a confiança de estarmos completos e plenos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário