Leitura Bíblica:
Provérbios 16:1-3
Versículo chave:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.
Jeremias 17:9-10
Frequentemente ouvimos frases do tipo: "Confie no seu coração"; "Faça o que o seu coração mandar"; "Siga o seu coração". Mas será que isso dá certo? Ou melhor, será que isso está certo?
A Palavra de Deus afirma que o coração humano é enganoso. Somos dotados de inteligência, emoções, no entanto, não sabemos como lidar com as situações que nos cercam diariamente. Necessitamos da direção e orientação do Espírito Santo para não errar o caminho, para não nos perdermos em nossos próprios desejos.
Muitas vezes Deus nos orienta, mas agimos pela emoção. Não conseguimos agir de acordo com o desejo do Senhor porque nos deixamos ser levados pelo nosso enganoso coração.
Em outras palavras: Não confie no coração!
Adão e Eva seguiram seus corações, confiaram nele quando desobedeceram a Deus. E você sabe bem o resultado... O pensamento deles foi, provavelmente, este: "Posso decidir por mim mesmo o que é melhor para mim. Não preciso dos conselhos de Deus, nem de suas ordens". Eles acreditaram nos desejos de "liberdade" e "independência" gerados em seus corações. E se deram muito mal. "Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte" (Pv 14:12).
Com este exemplo, podemos observar que nossa capacidade de avaliação da retidão e pureza dos nossos projetos é muito falha. Nós somos tentados a considerar os caminhos sempre retos aos nossos próprios olhos. Entretanto, caminhos que nos parecem retos, alguma vezes são estradas perigosas que levam a precipícios mortais.
Como proceder, então?
É necessária uma intervenção de Deus, através de Jesus Cristo, para mudar nosso coração enganoso. Somente a partir daí, com um novo coração, voltado totalmente para Deus, estaremos aptos a ouvir e conhecer Suas vontades: "Porei no coração deles o desejo de reconhecerem que eu sou Deus, o Senhor. Então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus porque com todo o coração vão voltar para mim" (Jr 24:7).
Confie somente na Palavra de Deus; confie e siga somente suas doutrinas; não confie em seu coração, nem em homens, nem em si mesmo! Viva "de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4:4b)!
Podemos sim, ter sonhos e metas, mas conscientes da nossa falibilidade, devemos deixar que o Senhor nos dirija os passos. Nossos planos devem ser traçados com humildade, na dependência de Deus. Não como se fôssemos senhores do nosso futuro, mas como alguém que reconhece que depende inteiramente da vontade de Deus.
Quando entendemos a vontade de Deus para nossas vidas e deixamos ele guiar nosso coração acontece uma mudança radical em nossa vida.
Vigie sempre o que há em seu coração, porque o que entra no nosso coração realmente faz diferença. Convide o Senhor para participar daquilo que você faz, sonha, pensa, lê, assiste... Peça hoje para Ele remover todo o engano e lhe ajudar a enxergar se aquilo que você faz realmente merece seu tempo e interesse.
Adaptado do devocional Boa Semente.
Verdade amemm
ResponderExcluir