segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aprendendo a ser luz

"Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;
e aprendam a discernir o que e agradável ao Senhor"
Efesios 5:8-10


"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus
Romanos 12:2 


Discernir é a palavra certa. Se perguntando: O que é agradável, aos olhos do Senhor, para os filhos de Deus?
Não estamos falando de um mero legalismo, um conjunto de regras, uma lista das coisas que devemos fazer e outra das coisas que não podemos fazer; um "faça aquilo", "faça isso", "não faça", "não toque", "não coma", " não beba" [...] Estamos falando, como em Romanos 12:2, de uma transformação através da renovação do entendimento! 
Vejamos, havia certos 2 homens, ladrões, pecadores. Um dos homens se arrependeu de seus pecados, parou de roubar as outras pessoas e começou a trabalhar. O outro, perdeu as duas mãos em um acidente. Certamente, os 2 homens pararam de roubar, não é verdade? Mas qual dos 2 homens, Deus, como um Bom Pai que gostaria que seus filhos fossem dignos, se agradou mais? O homem, que por arrependimento deixou de roubar, ou o outro que ficou impossibilitado de cometer o ato?
Esta é o grande erro de um legalismo religioso. Se reduzirmos as nossas atitudes, comportamentos e reações a uma dúzia de conjunto de regras seremos apenas como o homem que perdeu as mãos. O apóstulo Paulo diz que "essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas nao tem valor algum para refrear os impulsos da carne" (Colossenses 2:23). A listinha de regras pode até nos fazer parar de roubar, mas não tem poder para nos transformar, não traz arrependimento.
É importante, portanto, que façamos o que Paulo nos ensinou: Aprender a discernir o que é agradável ao Senhor (Efesios 5:10) Precisamos renovar o nosso entendimento à luz das escrituras para que possamos nos transformar à luz da vontade de Deus. Para que nossos comportamentos e atitudes sejam todos agradáveis ao Senhor. Para isso, discernir é a palavra certa. Ter um bom discernimento dos nossos atos e escolhas, e estarmos agradáveis diante os olhos do nosso Pai.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário