segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudar a Bíblia x Aplicar a Bíblia

Versículo chave
“Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.”
Hebreus 2:1-4

John Milton, um grande poeta cristão, disse: "O fim de toda a aprendizagem é conhecer a Deus, e, mediante esse conhecimento, amá-lo e ser como ele é". Isso resume o que falaremos esta semana. Aplicar nosso conhecimento da Escritura — Conhecer a Deus, amá-lo e, então, ser como ele é.

Você pode ser uma enciclopédia bíblica ambulante, com a cabeça abarrotada de conhecimento bíblico, mas isso não lhe fará bem algum se diariamente você não aplicar na prática o que sabe na teoria. Se você estuda a Palavra de Deus e não a aplica na sua vida. O estudo da Bíblia sem aplicação pode ser perigoso, porque o conhecimento leva ao orgulho, ao inchamento de si mesmo. O apóstolo Paulo declarou: "O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica" (l Co 8:1). A palavra grega traduzida por "traz orgulho" encerra em si a ideia de ser inflado com orgulho, o que, por sua vez, leva à arrogância. A Bíblia nos diz que o diabo conhece a Palavra intelectualmente (leia a tentação de Jesus em Mateus 4), e também sabemos que ele é inflado com orgulho e é arrogante. Quando você aplica a Palavra de Deus corretamente à sua vida, você não só edifica, como elimina o perigo de ser inflado com orgulho.

Para fugir da armadilha do orgulho, o que a pessoa sabe deve achar expressão no que ela faz. Tiago declarou: "Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos" (Tg 1:2). Os mandamentos de Deus não são opcionais. Ele não diz: "Por favor, não quer considerar fazer isto?". Ele ordena: "Faça!". E espera que obedeçamos.

No Sermão do Monte, Jesus comparou o discípulo obediente a um homem prudente: "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica [põe em ação] é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha" (Mt 7:24). Quando as adversidades da vida vieram, a vida do homem prudente estava firme, ao passo que a vida do homem insensato — que não praticou o que sabia — caiu com grande estrondo (Mt 7:25-27). 
Davi era conhecido como homem segundo o coração de Deus, porque ele aplicava a Palavra à sua vida e praticava o que sabia. O salmista escreveu: "Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os teus testemunhos. Eu me apressarei e não hesitarei em obedecer aos teus mandamentos" (Sl 119:59,60). 

Mas por que é tão difícil aplicar a Escritura na nossa vida? A princípio, parece que aplicar a Bíblia é bastante simples, mas na verdade é a parte mais difícil do estudo da Bíblia. A aplicação não ocorre por acaso. Temos de planejá-la ou nunca ocorrerá. Três razões que tornam tão difícil a aplicação da Escritura à nossa vida são: porque requer pensar, o diabo combate violentamente essa prática e nós por natureza resistimos a mudanças. 

1. A aplicação é trabalho árduo, porque requer pensamento sério: As vezes custa longo período de meditação (pensamento concentrado e fervoroso), antes que vejamos um meio de aplicar a verdade da Escritura que estudamos. Exige tempo e concentração que talvez estejamos hesitantes e relutantes em dar. 

2. A aplicação é trabalho árduo, porque Satanás combate violentamente essa prática: Os ataques mais fortes do diabo ocorrem no período devocional, quando você está tentando aplicar o que estudou. Satanás sabe que contanto que você se satisfaça em ter conhecimento mental da Palavra, você não é grande ameaça aos planos malignos. Mas assim que você se dispõe a fazer algumas mudanças em sua vida, ele lutará contra você com unhas e dentes. Ele deixará que você estude tudo o que desejar da Bíblia contanto que você não venha a se perguntar: "E agora, o que vou fazer com tudo o que aprendi?" 

3. A aplicação é trabalho árduo, porque por natureza resistimos a mudanças: É habitual não "sentirmos" vontade de mudar, que é o que a verdadeira aplicação requer. Vivemos pelos sentimentos e não pela vontade, porque nos contentamos em ficar do modo que estamos. Sabemos de cristãos que dizem que não têm vontade de estudar a Bíblia, não têm vontade de orar e não têm vontade de testemunhar. Sentir não tem nada a ver com viver a vida cristã, pois sentimentos vêm e vão. A chave para a maturidade espiritual é viver para Jesus Cristo, não porque nos sintamos bem, mas porque sabemos que é a coisa certa a fazer. Descobri que se eu só estudar a Bíblia, orar ou testemunhar quando sinto vontade, o diabo fará de tudo para nunca deixar que eu sinta vontade!

Você aplica a Palavra de Deus na sua vida, não porque neste dia ou semana em particular sinta vontade de fazê-lo, mas porque sabe que Deus espera que o faça. O estudo da Bíblia aplicada como ato da vontade leva à maturidade e é a base para a estabilidade na vida cristã. Reflita essa semana sobre sua disponibilidade e vontade em assumir esse compromisso consigo mesmo e tente aplicar em sua vida, todos os dias, um pouquinho do que aprender da sua leitura diária ou devocional, você verá que por mais árduo e difícil que seja o caminho, ele conduz a um lugar bem mais bonito.

Fonte: 12 maneiras de estudar a Bíblia - Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário