"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito" Lucas 16:10
Existe a possibilidade de que sua fé, sua integridade e/ou sua fidelidade esteja sendo testada neste momento? Eu diria que sim. Eu diria que nós somos testados todos os dias, talvez até mais vezes do que imaginamos.
Nossa honestidade pode ser testada pelo troco avantajado que recebemos após comprar um simples pão, por aquela cola que seus amigos passaram durante aquela prova que você não havia estudado, ou por aquela adiministração desonesta de uma empresa. Nossa fé pode ser testada perante aquele problema que você não tem como resolver sozinho. Tudo pode ser um teste. Neste sentido, podemos dizer que somos testados diversas vezes durante o dia. Nosso coração é inclinado, a todo momento, para pecar.
As provações (testes) podem ser grandes como as de Abraão (citada no desafio da semana), ou podem ser pequenas, quase imperceptíveis. Tão pequenas que você nem se dá conta de que tenha falhado, tão pequenas que você deve ter pensado que estava tudo bem em fazer certa "coisinha", pois não faria a diferença. É o "jeitinho brasileiro" tomando a forma do pecado. Algumas pessoas não acham mal em dar "um jeitinho ali". O problema maior é achar que existem "errinhos" ou "pecadinhos" concebíveis, que está tudo bem em fazer certas coisas de vez em quando.
As palavras de Jesus vêm como um aviso e reaprendizagem a todos os reprovados nos testes do dia-a-dia: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito" (Lucas 16:10) Quem é fiel "de vez em quanto" não é fiel de jeito nenhum, quem é infiel "algumas vezes" é simplesmente infiel. Muitas vezes, nossa situação é forçada, e algumas vezes até oferecida, a usar o recurso do "jeitinho", isto é, contar uma "mentirinha", manipular uma situação, mas devemos ficar atentos para não se deixar levar pela desonestidade, coisas que levam a nossa integridade, ou qualquer coisa que venha contra as palavras de Deus. Se falhamos em coisas pequenas, é sinal de que não estamos prontos para receber de Deus a responsabilidade para cuidar de coisas grandes.
Para tanto, devemos vigiar e cuidar para que não caiamos, devemos ficar de prontidão para qualquer ordem de Deus, para não falharmos em ser santo perante qualquer situação. Nossa santidade deve ser mantida, pois tudo pode ser um teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário