quinta-feira, 21 de junho de 2012

No fundo do meu coração


Leitura bíblica: Salmo 139


Versículo chave: 
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
(Salmos 139:23-24)

Deus conhece exatamente todo o nosso ser. Tudo o que pensamos, todas as nossas reais motivações das nossas ações, todo o nosso ser não pode se esconder dos olhos de Deus.

"Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
(Salmos 139:2-4)

O salmista reconhece que não podemos nos esconder de Deus, que Deus é capaz de enxergar tudo aquilo que está oculto, oculto inlusive para nós. O salmista diz: "Senhor, olha meu coração e vê se há algo em mim que o desagrada", pois para ele, é possível que possa estar pecando e cometendo uma conduta que não é agradável a Deus, sobretudo, sem se dar conta disto. Para nós, igualmente, é muito provável que neste exato momento estejamos tendo uma má conduta inconscientemente. Podemos estar correndo atrás de coisa que Deus não quer que tenhamos, podemos ter proferido palavras fortes para alguém e nem ao menos tenhamos dado conta disso. Podemos estar fazendo incontáveis tipos de pecados sem que ao menos isto passe percebido por nós!
Uma vez que somos imperfeitos, seria muita presunção de nossa parte acharmos que não temos nada em que possamos melhorar.
Para que possamos estar longe de cometer qualquer pecado, é importante que façamos uma auto avaliação, busquemos nas mais profundas camadas do coração para acharmos o que há de errado em nós. Que façamos como o salmista, entreguemos nas mãos de Deus o controle do diagnóstico da nossa alma. Peçamos a Ele: "Senhor, sonda o meu coração, me ajude a enxergar o pecado que não posso ver em mim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário