quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Despir-se do velho homem

Versículo-chave:
E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando Sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia em que Jesus Cristo voltar.
Filipenses 1:6

Somos feitos novos quando nos tornamos cristãos. A maioria de nós, porém, tem momentos quando os velhos hábitos de vida estouram e querem fazer sua presença conhecida. Isso significa que ser novo é uma decisão vitalícia que devemos tomar a cada dia. Não existem atalhos para chegar à maturidade na fé.
Precisamos de vários anos para chegar à idade adulta, e é necessária toda uma estação para que uma fruta cresça e amadureça. O mesmo se dá com o fruto do Espírito. O desenvolvimento do caráter cristão não pode ser apressado. O crescimento espiritual, assim como o físico, requer tempo. 

Quando você tenta amadurecer rapidamente um fruto, ele perde o sabor. Nos Estados Unidos, os tomates são normalmente colhidos antes do amadurecimento, a fim de que não fiquem machucados durante o transporte até o varejista. Então, antes de vendidos, os tomates verdes são vaporizados com CO2, o que os torna vermelhos instantaneamente. Tomates vaporizados são comestíveis, mas não são páreo para o sabor de um tomate deixado para maturar lentamente no pé.Enquanto nos preocupamos em crescer rapidamente, Deus se preocupa em que cresçamos fortes. Deus vê a nossa vida desde a eternidade e para a eternidade; então, nunca está com pressa.
Mas a verdadeira maturidade nunca chega depois de uma única experiência, pois mais que seja poderosa ou emocionante
É comum termos de aprender uma lição quarenta ou cinqüenta vezes para realmente captá-la. O problema se repete periodicamente, e pensamos “De novo, não! Eu já aprendi isso!”, mas Deus é quem de fato sabe o de que precisamos. A história de Israel demonstra quão depressa nos esquecemos das lições que Deus nos ensina e a rapidez com que retornamos aos velhos padrões de comportamento. Precisamos de reiteradas explicações.
Muitas pessoas vão ao psicólogo com um problema pessoal ou relacional que levou anos para se desenvolver e dizem: “Preciso que você dê um jeito em mim. Tenho uma hora”. Ingenuamente esperam uma solução rápida para uma dificuldade enraizada há anos. Como a maioria de nossos problemas e todos os nossos hábitos ruins não se desenvolvem da noite para o dia, não podemos esperar que desapareçam imediatamente. Não há pílula ou teoria que desfaça instantaneamente os danos de muitos anos. 
É necessário o trabalho duro de eliminação. É esse progresso que a Bíblia chama de “despir-se do velho homem” (Efésios 4:22-23). Ainda que tenhamos recebido uma natureza inteiramente nova no momento da conversão, ainda preservamos os velhos hábitos, padrões e práticas que precisam ser eliminados e substituídos.
Somente quando se permite que Deus brilhe a luz de sua verdade sobre nossas faltas, fracassos e traumas é que podemos começar a trabalhar neles. É por isso que não podemos crescer sem uma postura de humildade disposta para a instrução. 
E quanto aos problemas, hábitos e mágoas que você gostaria de eliminar miraculosamente? Não há nada de errado em orar por um milagre, mas não fique decepcionado se a resposta vier por meio de uma mudança gradual. Com o tempo, uma correnteza lenta e firme desgastará a mais dura rocha e transformará penhascos gigantes em seixos. Com o tempo, um pequeno broto pode se transformar em uma árvore gigante com mais de cem metros de altura.
Reflita sobre isso hoje... Em qual área de meu crescimento espiritual preciso ser mais paciente e persistente? Você terá todo auxílio do Pai através de uma vida de oração! Lembre-se: O poder do Espírito Santo é prometido a nós; e o alvo do Espírito é nos amadurecer para sermos mais como Cristo (Efésios 4:12-16; 2 Coríntios 3:18).

Um comentário:

  1. muito lindo esse devocional.Deus
    abencoe poderosamente essa pessoa que preparou tal

    ResponderExcluir