quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Discernir e Imitar

Leitura Bíblica:
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5:1,2).

É comum vermos jovens hoje sendo fortemente influenciados pela mídia. Filmes, programas de televisão, a roupa do cantor favorito, o comportamento da estrela de cinema. Muitas vezes, essa influência coopera para que se banalizem alguns comportamentos que não condizem com a palavra de Deus, fazendo com que o vejamos com relativa “normalidade”.

Nesse ponto, entra um grande desafio na vida do jovem Cristão: O discernimento. Devemos olhar para o mundo com os olhos das Escrituras e lembrar que "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém” (1Co 6:12). Ter discernimento cristão é antes de tudo ser um ‘chamado para fora’ do mundo e dos valores algumas vezes distorcidos aos quais somos expostos todos os dias.

Oremos então, todos os dias, para ter o discernimento de olhar para o mundo e interagir com ele como imitadores de Cristo, com os ouvidos espirituais bem abertos para ouvir o Pai, receber e atender às verdades reveladas pelo Seu Espírito Santo. Em outras palavras, sermos os “Pequenos Cristos” enquanto vivemos neste mundo.

Agora, pare um pouco e pense: Como você tem usado o seu discernimento para interagir com as influências do mundo? Qual está sendo a sua influência na vida de outras pessoas? Você tem influenciado as pessoas serem como os famosos, que se vestem legal, tem um certo comportamento, ou você, tem influenciado as pessoas serem como você, um seguidor de Cristo?

Seja um exemplo para todos os que te cercam. Primeiramente, devemos procurar ser como Cristo, e para que tenhamos mesmo caráter d’Ele, é necessário dedicação e principalmente praticar a palavra de Deus. Há um jovem na Bíblia que nos ensina muito. Olhe o que Paulo fala para Timóteo:

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (I Timóteo 4:11)

Percebem que não adianta ser somente um jovem que vai aos sábados e domingos à igreja. O que importa é sermos um exemplo em todas as essas coisas, “… na palavra, no procedimento (a prática dos ensinamentos), no amor, na e na pureza”. Quando se possui um comportamento assim, você não precisará ficar falando para as pessoas: “Siga o meu exemplo, porque eu sou imitador de Cristo”. 
Quando você tem um comportamento desses, você sem perceber é um exemplo para muitos, e eles ficaram incentivados para ter as mesmas qualidades que você tem em Cristo. Por isso, seja um Exemplo de Jovem, não pelo o que você veste, nem pelo seu corte de cabelo da moda, mas sim pelo caráter de Cristo que atua em sua vida. E assim sem perceber, você será um canal de benção para que muitos jovens, conheçam a plenitude da comunhão com Cristo!

“Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois agindo assim, você salvará tanto a si mesmo, quanto aos que o ouvem” (I Timóteo 4:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário