segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Viver pela fé

Romanos 1.17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

Ter fé  é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência de que seja verdadeiro ou real o objeto da crença. A palavra fé pode ser entendida como acreditar, confiar.
A fé é um presente de Deus para nós, mas assim como uma planta, também tem que ser tratada e bem cuidada para que cresça.
 Jesus, através da Bíblia, nos garante que a “fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus”, (Rm 10:17). Assim sendo, quando vamos ler a Bíblia devemos pedir a Deus que tire as escamas de nossos olhos e que nos abra o entendimento e devemos quebrantar o coração para que possamos conhecer a Jesus. Quando o Senhor Jesus nos afirma que “a fé vem pelo ouvir”, está dizendo que a fé vem pelo conhecimento dos Seus ensinamentos, das Suas mensagens, da Sua Palavra, o que não se limita ao sermão pastoral. O sermão pode facilitar o entendimento, nos apontar o que não tínhamos percebido ou reforçar nosso entendimento. Contudo, o conhecimento dos Seus ensinamentos vem pelo estudo contínuo de Sua Palavra.
 Na bíblia, podemos ver diversas vezes Jesus ensinando aos seus discípulos a terem fé e a exercitar esse pilar da vida cristã; podemos ver isso perfeitamente quando Jesus estava atravessando o mar com os discípulos, e no meio daquela viagem, uma tempestade se formou, enquanto os discípulos estavam com muito medo, Jesus estava dormindo. Os discípulos acordaram Jesus falando: Mestre, mestre, nós vamos morrer. Então Jesus se levantou e acalmou a tempestade e perguntou aos discípulos: Onde está a fé de vocês? (Mateus 8.23-27). Por meio dessa tribulação, Jesus ensinou aos discípulos a terem fé; uma vez ensinado, Jesus queria que eles passassem pela mesma situação como uma oportunidade para por em prática o que tinham aprendido e crescerem na fé; depois de ter feito o milagre da multiplicação, Jesus pede para aos seus discípulos partirem enquanto ele se despedia da multidão, e assim fizeram, os discípulos zarparam e Jesus se retirou para orar, no meio da viagem, mais uma tempestade na vida dos discípulos, eles já tinham passado por aquilo, mas agora Jesus não estava no barco com eles; como iriam reagir? Será que colocariam sua fé em pratica? ; Eles tiveram medo, Jesus não estava ali com eles para acalmar a tempestade, mas então Ele veio até eles andando sobre as águas, todos acharam que fosse um fantasma, e Pedro perguntou: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por sobre as águas. Jesus o chamou e Pedro assim foi, morrendo de medo da tempestade, andou sobre as águas quando teve fé, mas quando começou a pensar em voltar pro barco, quando via aquela tempestade toda ao seu redor e fraquejava na fé, ele começou a afundar e gritou por Jesus e ele o salvou. Jesus então disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? ; Fé é algo muito além do que vemos, é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
 Vemos que até os mais próximos de Jesus fraquejaram na fé, porém duvidar e fraquejar não são tão graves quanto ignorar que temos necessidade de crescer na fé, fortalecendo na própria vida e na comunidade a certeza de que Jesus nos acompanha por meio de nossas ações e palavras.
 Entendemos então que a fé é dom de Deus. Por isso, junto ao nosso empenho de crescimento pessoal e comunitário, suplicamos ao Senhor da vida que nos conceda uma fé ativa, um amor capaz de doação e sacrifícios e uma firme esperança. Somente assim chegaremos ao outro lado do mar.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Além de ser ouvir, temos que praticar-la, para então crescermos nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário