TEXTO: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp. 3:12-14).
Paulo escreve esta carta, muitos anos mais tarde quando, na prisão em Roma, em condições subumanas, mas que não puderam tirar o gozo do servo de Deus. A igreja de Filipos amava muito a seu pai na fé, e mostra-lhe muito afeto, enviando-lhe uma carta viva na pessoa de seu representante Epafrodito. Não esqueceu, também, de enviar-lhe algum dinheiro para alguma necessidade temporal. Sem dúvida, uma grande característica de Filipenses é o destaque que o apóstolo dá ao gozo reinante no seu coração, apesar de estar ele em circunstâncias humanas tão tristes na prisão. Só Deus pode, pelo Seu Espírito, colocar "alegria" no coração de Seus servos em "qualquer tempo" e sob "quaisquer circunstâncias".
A respeito do capitulo 3 da carta de Felipenses, “ Esquecendo-me das coisas que para trás ficam” (3.13-14). A frase significa olhar do alto. Nosso passado é irrelevante e essas coisas em que certa feita confiamos, precisam se descartadas para que toda nossa energia possa estar concentrada em seguir a Cristo.
Não há quem esteja vendo esta mensagem e lance o olhar ao passado sem que possa dizer que não tem coisas das quais lamentar. A única pessoa que pode dizer que não tem do que se arrepender é alguém que teve uma vida perfeita; e como nenhum de nós teve esta vida, todos têm o que lamentar. Você se lamenta de coisas que fez e não deveria ter feito, e de coisas que não fez mas deveria ter feito. Acredito que há muitas pessoas que trazem em si um grande peso por causa de coisas que fizeram no passado, e a maior lição que podemos e devemos aprender é como sair de onde se encontram e prosseguir para o que está adiante.
Felipenses 3.14 fala sobre o alvo. O alvo é uma experiência completa, presente do conhecimento de Cristo, que é também o prêmio. Há pressa porque Cristo é bastante vasto para que o possamos conhecer perfeitamente. Todavia, quanto mais aprendermos dEle, maior a nossa alegria e recompensa.
Se você crê ou não, os maiores cristãos que já viveram tinham muitas coisas de onde deveriam partir. Tinham coisas de que se envergonhar; cheios de dores de cabeça; cheios de tristezas; cheios de erros; cheios de lamentos, mas Paulo nos ensina como partir de um passado de culpa, frustrações, erros e pesares e mover-se para um futuro que é cheio de glória.
A partir de Filipenses 3, veremos, durante a semana, algumas coisas que nos ajudarão a prosseguir rumo ao destino final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário