sábado, 10 de dezembro de 2011

A cigarra e a formiga

Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.
Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá 
Provérbios 19:20-21

Quem nunca ouviu a fábula da formiga e da cigarra? A formiga trabalha o ano inteiro armazenando alimento para sobreviver para quando vier o inverno. Por outro lado, a cigarra, tão pouco ficava preocupada com o futuro. Passeava pelo bosque e quando tinha fome apenas apanhava uma folha e comia. Quando um dia a rainha do formigueiro o advertiu:

- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio. 
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou: 
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida! 


Como esta fábula fala ao nosso coração, sobretudo, o que ela fala quando se trata de ouvir a voz de Deus? A verdade é que nada adianta se ouvirmos o que Deus tem pra dizer o que espera de nós se, como a cigarra não ouviu os conselhos da formiga rainha, não seguirmos o caminho que Ele tem pra nós. A voz de Deus é como uma bússola, ela pode nos indicar o melhor caminho e nos orientar quando estamos perdidos, mas ela não pode nos levar até lá, somos nós que temos que caminhar! Ela é uma bússola, um mapa, uma voz! E não uma carruagem, um táxi que você diz: "Motorista, Deus me disse que é por aqui, e por ali, vai seguindo enquanto eu tiro uma soneca e me acorde quando chegar".
Acredite, para um bom viajante, a própria jornada é mais importante do que o destino final. Eu, particularmente, gosto mais de viajar de ônibus do que de avião. Eu posso ver as paisagens de uma forma que não existe de lá de cima. Quando estou no avião, tudo o que vejo é um amontoado de pontinhos coloridos que pouco fazem sentido. Quando estou em terra posso ver o céu, se estou no céu não posso vê-lo. Viajando de ônibus posso ver o dia amanhecer num vermelho escarlate e imagino que nenhum homem no planeta esteja vendo a mesma paisagem. Posso desfrutar de toda essa paisagem que Deus criou.
Da mesma forma, imagino como seria se a minha caminhada com Deus fosse uma viagem de avião e a sua voz fossem as passagens da viagem. Como poderia desfrutar das maravilhas que Deus preparou para mim, se eu simplesmente descartasse a jornada e tivesse apenas o destino final? É na jornada (no meu caminhar orientado por Sua voz) é que aprendemos a confiar em Deus, ou melhor, conhecemos-o pessoalmente! Só quando ouvimos a sua voz e decidimos trilhá-lo (quando há muitos propósitos no nosso coração Provérbios 19:21) é que conhecemos a grandeza do seu Amor. Quem gosta de viajar com amigos, vai entender como a companhia dEle é a melhor parte da jornada.
Entendamos, portanto, que melhor que ouvir a Sua voz é seguí-la. Entendamos que a voz de Deus não é uma via expressa, que obedecer a sua palavra é preferir a companhia da viagem do que a própria viagem. É preferir ser uma formiga sensata.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário