2 Samuel 11:1-17
Versículo chave:
"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! "
Mateus 6:22-23
O que nós costumamos ver na tv, nos filmes, nas revistas, nos livros, no computador? Será que estas coisas são agradáveis aos olhos de Deus? Será que estas coisas estão nos acrescentando em algo ou estão nos diminuindo? Será que nós estamos tendo controle do conteúdo que entra pelos nossos olhos?
hoje lemos um pouco da história de Davi. Este, ao passear pelo terraço da casa real, viu Bate-Seba tomar banho e achou-a muito bonita. Imagino que Bate-Seba estava despida, e Davi ficou ali assistindo à espreita. Ele estava no terraço do palácio e talvez ninguém poderia ter "flagrado-o", muito menos Bete-Seba poderia ter visto-o. A narrativa tão pouco nos dá a descrição de que Davi tenha desviado os seus olhos ou tenha se retirado do local imediatamente e ter agido com integridade. Mas, sim, que ele ficou ali contemplando a beleza daquela mulher. Quem sabe, se Davi tivesse apenas desviado o olhar, tivesse agido com domínio e autocontrole, ele não teria adulterado (2 Samuel 11:4), não teria armado uma artimanha para assassinar o marido de Bete-Seba (2 Samuel 11:12-17). Não há dúvidas de que os olhos são uma porta de entrada muito perigosa para o pecado.
Jesus, no sermão do monte, nos dá o alerta: Se nossos olhos forem maus, todo o nosso corpo será! O que nós vemos nos influncia diretamente com o que somos (Estudos comprovam isto, para saber mais: http://minilua.com/crepsculo-e-bbb-podem-deixa-lo-mais-burro/ ). Este alerta nunca foi tão atual como ele é para nós. Somos bombardeados, através da mídia, com toda sorte de valores culturais e individuais, o mundo nos ensina a incentivar nossas iras, nossas paixões, nos motiva ao adultério, à vingança (Muitas vezes é dito para "retribuir o mal com um mal maior ainda" ) etc. Nunca fomos tão sobrecarregados de informação que nos influeciam a sermos egoístas, promíscuos, pecadores!
Devemos, portanto, vigiar o conteúdo que vemos ou lemos. Alguns, embora pareçam ser inofensíveis, tem poder para nos influenciar. Que possamos dizer como o salmista: "Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho" (Salmo 119:37). E "assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno" (2 Cortíntios 4:18)
Nenhum comentário:
Postar um comentário