quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Autocontrole

Leitura Bíblica:
Mateus 6


Versículo chave:
"Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, como um boxeador, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo [disciplino-o por meio das dificuldades] e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado".
1 Coríntios 9:26-27


Uma definição boa e simples de autocontrole é manter-nos no que é correto sem que ninguém nos obrigue a fazê-lo. E isso, muitas vezes é muito mais difícil do que qualquer outra luta espiritual.
Você sabe do que estou falando, isto porque você é um ser humano igual aos demais. Não importa a classe social na qual esteja inserido, esse mesmo ser humano continua sendo simplesmente ser humano: de carne, sangue e ossos; tocado, impelido, empurrado ou atraído por incentivos que o faça agir ou reagir. Assim é o ser humano: incessante por aventuras, cheio de vontades.
Podar esses desejos e vontades deveria ser projeto de vida para todo cristão. Deveríamos cultivar o hábito de conter certos impulsos com o objetivo de alcançar fins mais elevados.
Uma das áreas em que devemos cultivar o autocontrole é em nossa temperança. Devemos ser brandos, e generosos, ou seja, devemos agir com moderação. Tratar a todos com paciência e cortesia, afinal, você nunca sabe quando o irmão realmente pode estar precisando de uma atitude positiva vinda de você.
A temperança advém da obra do Espírito Santo, e deve ser buscada com fervor e, é de fundamental importância em qualquer ministério que venhamos a participar, pois: “O servo do Senhor não deve ser dado a discussões e brigas; deve ser amável para com todos e um mestre paciente. Seja humilde quando estiver procurando corrigir aqueles que se opõem à verdade. Porque se você lhe falar com brandura e mansidão, é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam na verdade.” (II Tm 2.24-26).
O conselho do Apóstolo Paulo a Timóteo em sua segunda carta serve para todos nós, principalmente para aqueles que buscam viver segundo a Palavra. A temperança é necessária em todas as áreas de nossa vida diária, por exemplo, pense como viveríamos se não agirmos com moderação com os nossos familiares.
Esta semana traremos várias áreas da vida cristã onde o autocontrole é vital. Trabalho, relacionamentos, humildade... faça uma reflexão sobre elas desde já!
Para se preparar para essa jornada sugerimos que você faça a leitura bíblica de hoje e liste, principalmente do versículo 21 ao 31 e identifique áreas onde ouvimos de Jesus que devemos reforçar nossa atenção e nosso autocontrole. 
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário