segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Perseguidos por causa da justiça

Leitura Bíblica
Salmo 03
Versículo chave:
"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus"(Mateus 5:10)

Jesus conhecia, antecipadamente, quanta perseguição Ele iria sofrer, por “causa da justiça”. Mesmo assim, Ele declarou: “bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:10).
Eis um tema sempre aparece nas Escrituras... "perseguição". A Bíblia sempre deixou claro que o crente conviveria com o enfrentamento de seus perseguidores. Para muitos, o simples fato de ingressar na fé pode significar o início de terríveis perseguições. Foi assim com Jesus, perseguido pelos líderes religiosos de seu tempo; foi assim com Paulo, perseguido por sua fé tendo sido perseguidor da Igreja; foi assim com os apóstolos e será assim com os discípulos de Cristo.
Os salmos descrevem várias situações de perseguição. É o caso do salmo 3, onde o salmista parece estar com sua vida ameaçada. Cresceu o número de seus adversários e são muitos os que se levantam contra ele. Chegam a intimidá-lo e a desafiá-lo, dizendo: não há em Deus salvação para ele. O que fazer numa situação assim? Como enfrentar a perseguição? Como superar os adversários que aos milhares tomam posição? O salmista nos ensina.
Em primeiro lugar, não abandone sua fé (porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça...). Os perseguidores certamente dirão que nem Deus poderá ajudar. Mas equivocam-se. Não conhecem ao Senhor e só confiam nas circunstâncias. Apegam-se às suas próprias forças e recursos. Desprezam o poder de Deus. Por isso, serão envergonhados e humilhados, quando o Senhor exaltar a cabeça de seus servos. Creia nisso. Declare estas verdades ainda que as circunstâncias digam o contrário. Deus é fiel. Ele é escudo e abrigo seguro na perseguição.
Em segundo lugar, não deixe de orar (com a minha voz clamo ao Senhor...). A maioria das pessoas tende a enfrentar seus problemas com as alternativas que têm à disposição. É um erro. A oração é uma arma poderosa ante as batalhas. Através da oração confiamos nossos desafios a Deus e descansamos em seu cuidado. Ele sempre responderá com atenção nossas orações.
Em terceiro lugar, não dê espaço para o medo (deito-me e pego no sono... não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados...). O medo é um inimigo a mais quando estamos em dificuldades. O medo nos inibe o raciocínio, nos enfraquece a fé, nos amplia o tamanho da adversidade. O medo nos tira o sono e nos desgasta, fazendo-nos experimentar a derrota pouco a pouco. O medo nos abala a confiança no cuidado de Deus e nos priva da comunhão com ele. 
Observando estes cuidados, nunca se esqueça: quando o mundo se levanta contra o povo de Deus, este ora ao Senhor, confia na sua bondade e louva o seu nome, testemunhando sua bondade por toda parte. As circunstâncias podem variar, mas aquele “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17) está sempre a postos para, mais uma vez, demonstrar seu amor por aqueles a quem chamou para compor o seu povo. 
Não importa se o mundo nos considera culpados de não viver sob seu regime distorcido. Ainda que nos ameacem e persigam injustamente, como se fôssemos culpados, Aquele que tem voz e poder em última instância, e que nos justificou por meio de Jesus Cristo, nunca há de nos abandonar ou nos perder dos seus braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário