Versículo chave:
"Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe."
Lucas 17:3
Perdoar e Esquecer
Texto produzido no ano de 1700
Perdoar e esquecer equivale a jogar pela janela experiências adquiridas com muito custo. Se uma pessoa com quem temos ligação ou convívio nos faz algo de desagradável ou irritante, temos apenas de nos perguntar se ela nos é ou não valiosa o suficiente para aceitarmos que repita segunda vez e com frequência semelhante tratamento, e até de maneira mais grave. Em caso afirmativo, não há muito a dizer, porque falar ajuda pouco. Temos, portanto, de deixar passar essa ofensa, com ou sem reprimenda; todavia, devemos saber que agindo assim estaremos a expor-nos à sua repetição. Em caso negativo, temos de romper de modo imediato e definitivo com o valioso amigo ou, se for um servente, dispensá-lo.
Pois, quando a situação se repetir, será inevitável que ele faça exatamente a mesma coisa, ou algo inteiramente análogo, apesar de, nesse momento, nos assegurar o contrário de modo profundo e sincero. Pode-se esquecer tudo, tudo, menos a si mesmo, menos o próprio ser, pois o carácter é absolutamente incorrigível e todas as ações humanas brotam de um princípio íntimo, em virtude do qual, o homem, em circunstâncias iguais, tem sempre de fazer o mesmo, e não o que é diferente. (...) Por conseguinte, reconciliarmo-nos com o amigo com quem rompemos relações é uma fraqueza pela qual se expiará quando, na primeira oportunidade, ele fizer exatamente a mesma coisa que produziu a ruptura, até com mais ousadia, munido da consciência secreta da sua imprescindibilidade.
Como podemos ver o problema PERDÃO não é novidade, a questão (perdoar x esquecer) não é fácil de ser tratada pois não depende apenas de uma palavra - Eu perdoo- e sim de atividades sucessivas e incomodas no dia a dia. É nessas horas que o socorro vem do alto, estar ao lado de Deus nos ajuda muito nesse caso, lembrarmos da Misericórdia infinita de Deus que se renova a cada manhã. Jesus ensinou uma oração: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" (Mateus 6:12).
As vezes pensamos que certas pessoas não merecem o nosso perdão, mas esquecemos que um dia Jesus morreu na cruz por nós, pelos nossos pecados,e eles foram pregados na Cruz com ele. As vezes o que nos falta e olharmos pra dentro de nos mesmos e avaliar se você merecia o que Jesus fez na Cruz. Perdoar é esquecer, não guardar rancor algum,sabemos que não é fácil mas com a graça de Deus e se perseverarmos nessa ideia e fixarmos ao nosso cotidiano, começamos a valorizar o que Jesus um dia fez por nós,e o que ainda irá fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário