segunda-feira, 26 de março de 2012

O perdão de Deus

Leitura biblica: Efésios 2:1-9


Versículo chave: "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados" - Efésios 2:1


Alguém aqui lembra de quando Deus, em um momento decisivo de sua vida, olhou diretamente nos seus olhos e disse: "Venha caminhar sob meus cuidados, meu filho"? Não estamos falando da forte emoção que toma conta de nossos peitos, das lágrimas da redenção que correm em nosso rosto, nem do gracioso chamado em que somos acolhidos. Falamos, não das descrições físicas ou emocionais que nos encontrávamos quando achegamo-nos a Deus em quebrantamento; mas, sim, de nossa condição espiritual quando fomos feitos filhos de Deus. Não andávamos, nós, segundo os desejos da carne e dos pensamentos? Não éramos, nós, filhos da ira por natureza? (Ef 2:3)
Foram nestas condições que fomos achados em Cristo, em nossas ofensas e pecados (Ef 2:1). De uma forma lógica e natural (pelo menos para a nossa visão humana) nossos pecados jamais deveriam ter sido perdoados, isto é, não merecíamos e jamais seríamos merecedores do perdão. Não há dinheiro no mundo, nem bondade (ou caridade) que pague a dívida dos nossos pecados. Com efeito, o perdão e a salvação não provém de nossos atos, é dom de Deus.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie"  Efésios 2:8-9 

O perdão, portanto, não possui nenhuma ligação com nossas falhas ou os erros alheios. Não importa o tamanho de nossos pecados, não importa o tamanho da ferida que está em nossos corações, o verdadeiro perdão sempre será maior do que estas coisas. Ele deve ser incondicional, independente das circunstâncias. Esse é o perdão de Deus, Ele não faz uma avaliação espiritual em nós para saber se merecemos o perdão. Deus simplesmente nos perdoa, dia após dia. Pela graça.    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário