Leitura Bíblica:Salmos 119
Versículo chave:
Versículo chave:
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também o que dele foi gerado. Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.”
1 João 5:1-3
Por Pr. Armando Bispo - IBC Fortaleza
Em meus anos de quartel, principalmente quando era apenas soldado, fui obrigado a compreender o que era obediência pelo simples dever. Até então, obedecer aos meus pais, embora nem sempre fácil, trazia uma dose tão forte de amor e relacionamento que no geral tornava a obediência algo atrelado ao respeito, admiração e amor que tinha pelos meus pais. Já no quartel, por várias vezes fui flagrado numa atitude de rebeldia interior pelo fato de ter que obedecer por pura obrigação e por puro capricho de alguns dos meus superiores.
Lembro-me claramente das noites em que fui acordado para mover um objeto de um lugar para o outro, e, depois de voltar a dormir, ser acordado de novo para colocar o objeto de volta no mesmo lugar, só por capricho de um superior que tinha prazer em colocar esse fardo e testar a nossa resistência em obedecer. Mandamento pesado e autoridade não relacional, mas apenas ditatorial e pronto.
O cristão autêntico também é um soldado ("E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros". 2 Timóteo 2), mas o nosso superior, ao contrário dos carrascos humanos, antes de ordenar ou proibir, nos amou, deu sua vida por nós, poupou de nos destruir pela nossa afronta e, ainda, não nos obriga a absolutamente nada.
Suas ordens e seus conselhos não são egoístas, tampouco interesseiros, pois Ele não pede para si, mas para o benefício e a felicidade dos seus filhos, é neste sentido que seus mandamentos não se constituem em peso, não são fardos, pois o que acaba pesando é o fardo de pecado, intransigência e rebelião que temos que tirar das nossas costas, a fim de assumir a leveza, a alegria e a benção embutidas em seus mandamentos ("Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28).
Obedecer sem que seja um fardo, só mesmo por amor. Primeiro, reconhecendo o quanto Jesus nos ama e por isso, jamais pediria algo que viesse a nos prejudicar. Segundo, toda a obediência que Ele exige de nós, tem na presença do Espírito e na semente da vida de Cristo em nós o poder e a capacitação para o cumprimento daquilo que Ele pede, ou seja, podemos dizer: "Senhor eu de mim mesmo não sou capaz, mas na tua força e no poder do teu Espírito que habita em mim, eu me rendo, eu retorno, eu deixo, eu digo não, eu digo sim, eu me submeto, eu espero em ti, eu abro mão da minha vontade para que a Sua prevaleça”. Isto é o que a Bíblia chama de crucificação do "eu" para que a vida de Cristo se manifeste em nós (Gálatas 2:19, 20; 6:14).
Pense nisto, os mandamentos do Senhor jamais serão pesados, penosos e difíceis se considerarmos obedecer por amor, aceitar que Ele só pede aquilo que é o melhor para nós e que Ele nos capacitou à obediência e que o maior fardo e maior peso é a carga de pecado, desobediência, rebeldia e indiferença que carregamos dentro de nós (Provérbios 3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário