Parábola do bom samaritano Lucas 10:25:37
Versículo chave:
"Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?"
1 João 3:17
Timothy Keller, certa vez, fez uma série de palestras sobre os setes pecados mortais. Ao que a sua esposa comentou que a semana em que, este, falar sobre ganância seria a de menor público. Ela estava certa. As pessoas compareceram às palestras sobre "luxúria", "ira", e até "orgulho". Mas ninguém se acha ganancioso, isto é porque a ganância se esconde da vítima.
As pessoas podem se imaginar lutando diariamente contra qualquer tipo de pecado. Mas ninguém chega e confessa: "Eu gasto dinheiro demais comigo mesmo. Acho que minha sede gananciosa de dinheiro está prejudicando minha família, minha alma e as pessoas ao meu redor".
"Não há lugar onde essa escravidão seja mais evidente que na cegueira dos gananciosos quanto a seu próprio materialismo. Note que em Lugas 12 Jesus diz: "Cuidado, fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância." Essa é uma afirmação notável. Pense em outro pecado tradicional contra o qual a Bíblia também adverte: o adultério. Jesus não diz "Certifiquem-se de não estar cometendo adultério!" Ele não precisa dizer isso. Quando se deita com o cônjuge de outra pessoa, você sabe o que está fazendo. Você não diz no meio do ato: "Oh, espere um momento! Acho que isto é um adultério!" Você sabe que é. Porém, embora seja claro que o mundo está repleto de ganância e materialismo, quase ninguém pensa ser escravo disso. Esses pecados são negados." - Timothy keller
Veja bem, a questão não é deixar de gastar dinheiro. Mas o problema em si é o dinheiro que é gasto apenas para si. O dinheiro, assim como todos os atributos aos quais fomos abençoados por Deus, e que foram postados no blog ao longo desta semana, como os dons e o perdão, é um recurso que Deus nos deu para abençoar os outros também! Se fomos abençoados com dons, usamos os dons para abençoar os outros; se fomos abençoados em perdão, assim perdoamos também o próximo; no entanto, se você "tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer [em você] o amor de Deus?" (1 João 3:17)
Por isso, vigie bem aonde seu dinheiro está indo. Leia como o bom samaritano usou seu dinheiro para abençoar o próximo. Qual a finalidade que você tem dado ao seu dinheiro? Você gasta apenas para si? Você têm usado o seu dinheiro para abençoar aos outros? A ganância é um pecado invisível, mas igualmente mortal como todos os outros.
"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" Mateus 6:21
Trecho retirado do livro Falsos deuses de Timothy Keller
Trecho retirado do livro Falsos deuses de Timothy Keller
Nenhum comentário:
Postar um comentário