Leitura Bíblica:
Ezequiel 14:1-9
Versículo chave:
"Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;"
Colossenses 3:5
Certa noite, um pastor americano jantava com um alto executivo que frequentava sua Igreja, quando fez a pergunta: “Como você conseguiu crescer no meio de tanta riqueza sem ser consumido pelo materialismo?” O homem respondeu: “Meus pais nos ensinaram que tudo que existe em nossa casa pode ser usado como um ídolo ou uma ferramenta”.
Idolatria não é apenas o culto e adoração as imagens pagãs, qualquer coisa que colocamos acima ou no lugar de Deus, torna-se um ídolo. Muitas vezes perdemos a felicidade e deixamos de ser uma bênção nas mãos de Deus porque enveredamos pelo caminho da vaidade e do orgulho. Pecamos por colocar confiança demais na segurança de um emprego, por gastar horas com alguma coisa que nos tira o tempo que poderíamos ter com Deus, por apego a coisas materiais, por ter mais amor por alguém ou a uma determinada coisa, ou amar mais a nós mesmos do que a Deus.
Quando temos tudo, tendemos a nos vangloriar disso e, muitas vezes, insatisfeitos, procuramos ter mais e mais para que todos saibam que somos pessoas de grande sucesso e poder. É a velha história de não estarmos nunca satisfeitos com o que temos.
Por outro lado, sabemos que as coisas materiais não serão jamais o caminho para a nossa satisfação. Pessoas perderam a razão e a vida na busca de novos bens e, ao conquistá-los, passavam a querer outros mais. O materialismo traz insegurança, tristeza, frustrações e, quase sempre, depressão. O homem que pensa apenas em ter, jamais alcançará o seu objetivo.
Quando compreendemos que os valores materiais, e até mesmo pessoas, não devem ser idolatrados e que podem servir, sim, como instrumentos para o bem-estar de muitos, então aprendemos a agradecer a Deus por todos eles. Neste momento, eles deixam de ser objetos de idolatria e passamos a pedir a Ele que nos oriente para que sejam usados para a glória de Seu nome. O que poderia ser um ídolo ou um objeto de vanglória passará a ser uma ferramenta de bênção para a nossa vida e para a felicidade de todos que estão ao nosso redor.
Deus tem grandes riquezas para nos dar, mas devemos manter em mente que estas serão ferramentas para o nosso regozijo e não ídolos para a nossa perdição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário