quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Alvo certo

Leitura bíblica:
" Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." 1 Timóteo 6:6-10

Versículo chave:
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas (necessidades a suprir) vos serão acrescentadas."
Mateus 6:33

        Quantas são as pessoas que se achegam às escrituras (e não a Deus) para obter um benefício individual? Quantas são as igrejas que prometem, curas, milagres, crescimento financeiro, a promoção da prosperidade pessoal e o statos do conforto eterno? A pergunta maior é: o que estamos buscando? Deus é realmente nosso alvo? Ou as coisas que vêm (ou parecem vir) com Ele é que são? Qual o nosso alvo?
Veja, o problema aqui não é a busca em suprir as nossas necessidades básicas como o alimento, roupas, diretos civis etc. Deus mesmo reconhece tais necessidades (Mateus 6:32) Mas o nosso objetivo final, a razão de tudo, o propósito não é o nosso mantimento carnal, mas deve ser o nosso firmamento espiritual. Buscar a Deus, não porque Ele tem a obrigação como Pai de nos sustentar. Mas, como Pai, Ele está pronto, não só prover um sustento para nós; mas de nos ensinar, orientar, repreender, e sobretudo, de nos amar. Nosso alvo, acima de todas as coisas, é conhecê-lo. 
Qualquer coisa que esteja acima de Deus, ou ocupe o lugar de Deus em nossas vidas, deve ser retirado de nossos corações. Se acharmos que o dinheiro pode nos trazer uma segurança maior que Deus pode prover, nosso alvo passa a ser o dinheiro, e logo estaremos passando por cima de outras pessoas a fim de obter mais dinheiro. Se acharmos que a aceitação e aprovação das pessoas ao nosso redor é tudo o que falta em nossa vida, nossas atitudes vão estar voltadas a mostrar a nossa aparência como uma pessoa perfeita que não somos. " [...] e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína [...]" (1 Timóteo 6:9) Tudo o que tomar o lugar de Deus em nossas vidas, de uma forma ou de outra, vai nos destruir. Muitos assim "nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (1 Timóteo 6:10).
É preciso olharmos, não diretamente para nossos corações, mas para nossas atitudes e prioridades das nossas vontades. Porque essas sim, denunciam de fato os alvos mal posicionados de nossos corações. Só assim, podemos voltar atrás pela trilha errada que escolhemos, para então começarmos a trilhar os passos certos.   


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário