domingo, 4 de dezembro de 2011

De que vale sem amor?

Leitura Bíblica:
Filipenses 2:3-7


Versículos chave:
"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" - Filipenses 2:5

" 'Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes " - Marcos 12:31

          Considerar o que é importante, o bem, para o próximo. Foi isso que Jesus fez, por amor.
Algumas vezes nos prendemos demais ao legalismo, ficamos presos, como se isso realmente existisse, à listinha do "faz - não faz". Coisas como: Não minta, não diga coisas obscenas, seja bonzinho com os outros (não só quando as pessoas estiverem vendo você), trate com hospitalidade, dê dinheiro aos pobres, cuide de quem precisa, seja um exemplo, faça isso, não faça, faça aquilo, não toque, não olhe. Não descartemos a lei sabendo que, de fato, não devemos fazer certas coisas assim como Paulo diz em 1 Coríntios 10.23: " 'Tudo é permitido', mas nem tudo convém. 'Tudo é permitido', mas nem tudo edifica". Então, como posso saber o que posso fazer e o que não posso? 
Primeiro precisamos entender que por trás destas leis existem coisas maiores, na verdade, existem 2 maiores mandamentos que Jesus nos ensina: Primeiro "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes" (Marcos 12:30-31). Porque estes mandamentos são maiores? Simples. Porque se você simplesmente amar a Deus e ao próximo, saberá o que fazer e o que não fazer. Se nós amarmos uns aos outros de coração, estaremos cumprindo o maior dos mandamentos. E consequentemente, estaríamos buscando o interesse e o bem-estar do outro negando o próprio conforto (se necessário) assim como Cristo fez por nós. 
Nada vale, assim, fazermos todas essas coisas se nossos corações não estiver nelas. 

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá."
1 Coríntios 13:1-3
   
    Esta é, portanto, a maior vontade de Deus, que sejamos parecidos com Jesus, seus imitadores, em graça e ação. A vontade de Deus é que tenhamos o "mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus"(Filipenses 2:5). Toda a lei se resume em amor. O amor é fruto da graça de Deus que "nos amou primeiro" (1 João 4:19), e a ação é o fruto do amor que recebemos de Deus, para que sejamos seus filhos, parecidos com o Pai.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário