segunda-feira, 19 de março de 2012

Deus cuida de nossas ansiedades

Leitura bíblica: Mateus 6:25-34


Versículo chave: "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" - Mateus 6:34


Jesus, na passagem bíblica do post de hoje, nos dá diversos argumentos para que entendamos que Deus cuida de nós. Ele diz para não andarmos ansiosos em relação ao que se há de comer fazendo-nos uma comparação com as aves (Mateus 6:26), para não nos preocuparmos com as nossas vestes fazendo-nos, também, uma comparação com as flores do campo (Mateus 6:28-30). Mas não interpretemos que Jesus estava nos dizendo que essas coisas não sejam importantes e que não devemos buscar estas coisas, a sua intenção não é nos levar a uma indolência e nos livrar de uma responsabilidade social, muito menos, nos levar a um extremismo do desapego material; ele estava nos dizendo que essas coisas não devem ser as MAIS importantes. Ele disse "busquem em primeiro lugar o Reino de Deus" e não "busquem somente o Reino de Deus" Jesus queria, por tanto, nos levar a uma mudança no foco de nossas preocupações: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:33)
Por quê? Porque andar ansioso é perigoso! A ansiedade nos desgasta, ela é extremamente exaustiva e nos impede de desfrutarmos a paz que Deus nos reservou, porque a ansiedade nos leva a nos preocuparmos com as coisas mais do que realmente precisamos, e antes do tempo que realmente precisamos nos preocupar (Basta a cada dia o seu próprio mal - Mateus 6:34) E mais, a ansiedade está diretamente relacionada com as prioridades do coração. A questão não é o que mais preocupa, mas o que mais importa. A ansiedade tira o foco das coisas realmente importantes e de uma vida centrada em Deus. 

"A ansiedade é o resultado natural de centralizarmos nossas esperanças em qualquer coisa menor do que Deus e sua vontade para nós" Billy Graham 

Juntemos as peças e veremos como é nocivo que nosso tempo e atenção fique focado em coisas desnecessárias, e mais, que nossas energias sejam sugadas por coisas que não precisam de grandes esforços.
A ansiedade pode ser vista tanto como uma demonstração da falta de nossa fé, como um erro no nosso foco. Demos, portanto, graças a Deus, por nos deixar a solução para ambos os casos: Deus cuida de nós, por isso, se nos preocuparmos, que seja pelo Reino de Deus. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário