Leitura bíblica: João 17
Versículos em destaque:
"Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo."
João 17:15-18
Para que entendamos o que está acontecendo no capítulo 17 de João, precisamos voltar algumas páginas para saber o contexto desta leitura. Jesus acabara de contar aos seus discípulos que haveria de ser crucificado e morto pelos homens. Disse-lhes que deveriam estar unidos a Ele para que dessem frutos [João 16:8], que os discípulos haveriam de ser odiados e perseguidos pelo mundo, disse aos discípulos que mesmo assim suas tristezas seriam passageiras [João 16:22]. E agora, depois de ter contado todas estas coisas para os seus discípulos, Jesus está orando por eles e suas palavras são "[eles/discípulos] não são do mundo, como eu do mundo não sou".
Imagine que você é um embaixador que vai para uma nação desconhecida em uma missão ordenada pela sua pátria. Você chega no país "estranho", se depara com a cultura "estranha", com costumes "estranhos"... e adivinha... VOCÊ ADORA TUDO AQUILO. Você começa, então, a andar como aquele povo, se vestir como aquele povo, comer as mesmas coisas que aquele povo come e você incorpora para si todos aqueles valores da cultura "estranha". Em algum lugar do seu coração algo está mudando, e isso que está mudando é a sua fidelidade à pátria natal, à sua verdadeira casa. Você passa então a esquecer da sua verdadeira missão com que foi ordenado a cumprir naquela nação, em seu coração deixa de ser o povo da sua pátria real. Embora possamos imaginar como seria esta nossa "traição" à verdadeira pátria, ela se parece muito com a nossa condição em relação a nossa pátria celestial. Proclamamos com os nossos lábios que não somos deste mundo, mas nossos pés e mãos dançam ao ritmo dos valores deste mundo. Será que não temos perdido o foco da nossa verdadeira missão neste mundo?
Lembre-se de que Deus nos enviou assim como enviou Jesus para nos salvar. Devemos nos santificar na verdade, e a verdade é a palavra de Deus. Estamos aqui vivendo no mundo, mas não somos do mundo. Somos peregrinos. Ainda não estamos em casa. Não adoremos a nenhum outro deus ou a nenhuma outra coisa a não ser o Senhor, nosso Deus, o único Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário